Menu

Perda de cabelo pode ser causada pelo metal na água



Os fios de cabelos também tem um ciclo natural de vida: eles nascem, crescem, se estabilizam e depois caem. No entanto, muitas vezes, eles caem mais do que o necessário, e esse fator pode estar ligado a perda de cabelo.

Há alguns fatores que contribuem para essa perda de cabelo, são eles:

    • Oleosidade: o excesso de óleo nos fios aumenta a proliferação de fungos e a descamação do couro cabeludo. Isso faz com que invevitavelmente haja um queda capilar maior que o normal. Mas, para isso, a solução é fazer uma limpeza capilar com produtos adequados para cada tipo de cabelo;

   • Água quente: a água em alta temperatura remove a oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo, fazendo com que ocorram alterações na pele, levando a perda de fios capilares. Para isso, o ideal é lavar os cabelos com água morna, ou até mesmo fria;

 • Metal na água: na água do chuveiro é possível encontrar substâncias que contribuem para a perda de cabelo, principalmente, quando se tem algum tipo de química. Usar shampoos de limpeza profunda são necessários para retirar o excesso de cobre que é absorvido pelos cabelos.

A água quente e os metais presentes nela são, de certa forma, os mais prejudiciais à saúde capilar.

Quando os fios apresentam resíduos de ferro, alumínio ou cobre, significa que essas substâncias vieram do encanamento de água, que não era de material PVC. Não é fácil saber que material os encanamentos de casas e prédios mais antigos eram feitos, mas geralmente eram de ferro ou cobre, o que, consequentemente, chegam ao cabelo e acabam o agredindo. Para prédios e casas mais novos, que possuem aquecimento elétrico, o cobre ainda é encontrado e se acumulam em seus fios. Portanto, é recomendado a inclusão de um filtro em seu chuveiro.

Com a inclusão deste item em seu chuveiro, o ideal agora é criar uma rotina capilar específica que conte com um shampoo, creme e protetor, para a limpeza dos fios que possam conter excesso de metal acumulado no couro cabeludo. Todos esses processos farão com que a sua saúde capilar seja reestabelecida, e a queda de cabelo reduza.

Converse com o seu cabeleireiro e encontre o melhor tratamento de desintoxicação de metal. É possível fazer tratamentos especializado no salão, ou um similar em casa.

Mas, é preciso manter uma rotina de cuidados: use um shampoo específico para o seu tipo de cabelo, aplique o mesmo nas mãos e, após isso, distribua uniformemente no couro cabeludo. Sempre massageie com a ponta dos dedos, em movimentos circulares, e não com as unhas. Enxague removendo o produto completamente. Após o enxague, utilize um creme e o aplique do comprimento até as pontas, evitando a raiz. E claro, se for secar o cabelo, não esqueça de usar protetor térmico.

Precisamos diferenciar o que é queda e quebra de cabelo. Quando falamos em queda de cabelo, os fios se soltam da raiz com o bulbo, aquele ponto branco.

No caso da quebra, os fios se rompem em qualquer parte da extensão capilar, deixando pedaços desiguais no comprimento.

Conheça os nossos educadores e descubra mais sobre o que é possível fazer para manter e restaurar a saúde dos seus cabelos.  

Bibliografia:

https://www.clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-ocupacional-quando-suspeitar

https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/agua-quente-cabelo

;