Menu

Os malefícios do metal no cabelo



Seus cabelos sofrem de fragilidade e ressecamento? Então fique atenta! O cobre que sai na água do chuveiro pode ser uma das causas desses problemas.

Pode ser difícil de acreditar, mas em algumas condições a água pode, sim, ser nossa adversária nos cuidados com o cabelo. Por exemplo, o aspecto opaco e sem vida que os cabelos possam vir a ter, muitas vezes são causados pela água muito quente, que resseca o couro cabeludo, onde ficam as glândulas sebáceas, responsáveis pela lubrificação dos fios. Além disso, os minerais presentes nela podem se fundir com componentes químicos de tinturas, se tornando uma combinação prejudicial para a saúde dos cabelos.

Isso tudo acontece porque o cobre que vem da água do chuveiro é absorvido pelos cabelos com o tempo, fazendo assim, as cutículas dos fios ficarem enfraquecidas, podendo causar até pontas duplas.

O cobre é considerado um metal redox, ativo da exposição da fibra capilar ao ambiente e, em particular, à água que corre através do sistema de tubulação utilizada no banho. Metais redox também podem causar danos à coloração permanente do cabelo, tanto na aparência da cor final como no aspecto.

E quem mais sofre com tudo isso são aqueles que possuem procedimentos químicos como coloração, luzes, alisamentos ou permanentes, já que o cabelo fica mais sensível.

Mas, há alguns cuidados que podem ser tomados para diminuir os danos na fibra capilar: 

Ir regularmente ao salão para um detox magnético, para retirar a maior parte dos resíduos de metais do cabelo;

Instalar um filtro no chuveiro para evitar que as substâncias químicas da água não cheguem em excesso ao cabelo;

Utilizar protetor térmico antes da chapinha, do secador ou até expôr os fios ao sol;

Lavar os cabelos na água morna ou fria;

Vale também investir em shampoos com limpeza profunda, e usá-los a cada 15 dias, para remover o acúmulo de cobre no cabelo.

Bibliografia:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2015/11/08/interna_revista_correio,504391/agua-boa-para-lavar-cabelo.shtml

;