Menu

Os danos que o metal pode causar no cabelo



Mudar a cor do cabelo, fazer um alisamento, um relaxamento, ou até uma desintoxicação capilar são algumas das maneira de renovar o seu estilo. Entretanto, na hora de tratar o cabelo, é necessário se manter atento aos riscos que os produtos utilizados podem causar.

Você já deve ter ouvido falar sobre a presença de metais em cosméticos, não é mesmo? Apesar de muitos saberem disso, muitas vezes isso pode passa despercebido.

Shampoos, desodorantes, hidratantes, perfumes, batons, esmaltes, maquiagens e produtos para mudar os cabelos são alguns itens que podem vir a ter determinados tipos de metais.

As tinturas para cabelo, principalmente as de uso caseiro, são os cosméticos com a maior concentração de chumbo (um metal redox). O uso excessivo desse produto, a longo prazo, pode causar danos ao couro cabeludo e aos fios, podendo ressecar, perder o brilho, criar pontas duplas e gerar a descamação do couro cabeludo.

Além disso, qualquer química no cabelo, como luzes, progressivas, tinturas feitas em salão, podem ser prejudicadas pelos metais encontrados na água com que lavamos o cabelo. Muitas tubulações de casas e prédios são feitas de cobre ou ferro, e consequentemente, resquícios desses metais chegam até os cabelos.

Para cabelos coloridos, a água com cobre diminui a durabilidade da coloração, cabelos com luzes amarelam ou esverdeiam mais facilmente, cabelos com alisamento perdem o efeito da química rapidamente. Além disso, para quaisquer tipos de cabelos, até mesmo os virgens, esses metais deixam os fios com aspecto poroso e aspero, quando em excesso.

A solução, a longo prazo, é a inclusão de um filtro no chuveiro e um tratamento especifico para desmetalizar e desintoxicar o couro cabeludo e os fios. Os tratamentos no salão são focados para a remoção de resquícios de metais que se encontram nos cabelos. Mas há também produtos para tratamento em casa, como shampoos e máscaras.

Fale com seu cabelereiro para receber indicações sobre produtos específicos para o seu tipo de cabelo e como melhorar a sua saúde capilar.

Bibliografia:

https://areademulher.r7.com/saude/chumbo-em-cosmeticos/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2015/11/08/interna_revista_correio,504391/agua-boa-para-lavar-cabelo.shtml

;